BLENDS, ASSEMBLAGES OU VINHOS DE CORTE

BLENDS, ASSEMBLAGES OU VINHOS DE CORTE

BLENDS, ASSEMBLAGES OU VINHOS DE CORTE


Blend é o termo em inglês para mistura. No mundo do vinho, é quando o enólogo mistura uvas de castas diferentes para elaborar o vinho de forma que as uvas escolhidas se complementam, gerando uma combinação harmoniosa. Outros termos que significam a mesma coisa no mundo do vinho: ASSEMBLAGE ( francês) e CORTE .

Um vinho assemblage tende a ser mais complexo, pois apresenta as características de cada uma das castas escolhidas para compor a bebida.  É uma arte milenar e artesanal, uma perfeita alquimia. Para chegar a um vinho de excelência, o enólogo deve conhecer muito bem as misturas que vai realizar, além de ter profundo conhecimento sobre as características gustativas e aromáticas de cada casta de uva, para então,  elaborarem vinhos mais equilibrados e ricos em sabores e aromas.

Para encontrar o resultado perfeito, os diferentes tipos de uva podem ser separados ou até mesmo reunidos para passarem juntos pelo processo de fermentação. Esse método exige do produtor muito conhecimento, experiência, sensibilidade e criatividade para formar vinhos de corte que as pessoas irão admirar e capazes de deixar sua marca entre tantas opções e possibilidades.

"Exemplos clássicos de blends são os vinhos tintos de Bordeaux, que são fabricados com, no máximo, cinco castas de uvas.

O Champagne, vinho conhecido mundialmente, também é um exemplo de blend, já que é fabricado com três tipos de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

Os vinhos blends não são marcas registradas somente da produção francesa. O famoso vinho do Porto também é um tipo de blend. Na sua fabricação podem ser usadas até cinco tipos de uvas tintas, como a Touriga Nacional e a Tinta Roriz."

Agora que você sabe mais sobre vinhos de corte e como eles podem ser mais compexos, conheça os blends espanhóis  que selecionamos para você:

Trio White Blend - Care Wines > 40%Chardonnay 40% Macabeo 20% Garnacha Blanca

Care Roble - Care Wines > 50% Syrah e 50% Garnacha

Solidarity Rose - Care Wines > 50% Tempranillo e 50% Cabernet Sauvignon

> Corpus Del Muni Roble - Bodegas Del Muni > 80%% Tempranillo, 5% Syrrah, 5% Garnacha, 5% Petit Verdot e 5% Merlot

Cava Portell Brut Nature -  Portell > 70% Macabeo e 30% Parellada

> Cava Portell Brut  - Portell > 70% Macabeo e 30% Parellada

> Cava Portell Semi Sec - Portell > 70% Macabeo e 30% Parellada

Até o próximo post!

Bons vinhos!

A Vinotecária

#blend #corte #assemblage #vinho #bordeaux #vinhodoporto #chardonna #pinotnoir #champanhe 

Fontes: www.sonoma.com.br, www.famigliavalduga.com.br