google-site-verification=BXa3pie4fZKzImM82pyI_zdCIyoxQ-c1Q9BNYbsQVJM VINHO DURANTE A GESTAÇÃO, PODE?
  • Zarcillo

VINHO DURANTE A GESTAÇÃO, PODE?


Essa é uma dúvida constante das grávidas nos consultórios dos obstetras: Vinho durante a gestação, pode?


Não há um consenso nas respostas, apesar de todas as pesquisas feitas.


O Ministério da Saúde, adverte que as bebidas alcólicas devem ser evitadas durante toda a gravidez e amamentação. Isso porque o vinho contém álcool e não se sabe exatamente como ele afetará o feto/bebê no ventre da mãe, já que ele atravessa a barreira placentária.


Pesquisas afirmam que o consumo de 20 gramas de álcool já pode ser suficiente para atuar sobre a respiração e os movimentos fetais (apenas a título de conhecimento, 100 ml de vinho tinto contém aproximadamente 10 gramas de álcool).


Segundo os médicos David Whiteen e Martin Lipp, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, o esforço do governo americano para evitar o consumo de álcool durante a gravidez começou em 1973, quando alguns estudos demonstraram que o álcool consumido em demasia podia causar uma tal de Síndrome Fetal do Álcool. Esses estudos apontavam para o fato de que filhos de mães alcoólatras nasciam com uma série de defeitos. Entretanto, essa síndrome é extremamente rara, ocorrendo em apenas três bebês a cada 100 mil nascimentos e, ainda assim, somente quando a mãe exagerava no álcool durante toda a gravidez.


As principais consequências gerais conhecidas em relação ao consumo de álcool durante a gravidez são: baixo peso ao nascer, descolamento prematuro da placenta e hipertonia uterina (contração constante do útero).


Outras linhas de pesquisa, sugerem que uma taça de vinho por dia, durante a gestação, deixaria a mãe mais calma e isso teria bons reflexos na saúde emocional do bebê.

Entretanto, especialistas afirmam que não há estudos que mostrem os efeitos do álcool eventual nas fases iniciais da gestação. Por isso, é bem possível que seu obstetra proíba o consumo em qualquer dose.


Uma pesquisa foi feita na Universidade de Londres e acompanhou mais de 10 mil crianças nascidas entre 2000 e 2002, até completarem sete anos, analisando seu comportamento emocional e social, assim como o desempenho cognitivo em exercícios de matemática e leitura. As crianças foram divididas em quatro grupos com relação à quantidade de álcool ingerido pela gestante:

1 – mães que bebiam e pararam durante a gestação 2 – as que nunca beberam 3 – as que beberam moderadamente 4 – aquelas mães que beberam bastante durante a gestação

O resultado interessante foi que as crianças nascidas de mães que beberam uma taça de vinho por dia durante a gravidez não apresentaram mais problemas emocionais ou mentais do que aquelas nascidas de mães abstêmias. O estudo concluiu que a ingestão do equivalente a 175 ml de vinho diariamente não está relacionada com o mau desenvolvimento dos bebês.


Mais um estudo realizado na Universidade de Copenhague, Dinamarca, com mais de 100 mil gestantes, mostrou que filhos de mães que bebem até uma garrafa de vinho por mês e que beberam ocasionalmente durante a gestação são mais ajustados socialmente do que aqueles de mães abstêmias, ao atingirem os sete anos de idade.

O estudo diz que o efeito é benéfico e as crianças ficam mais “sociáveis”, mas eles mesmos sugerem que provavelmente esse resultado deva ser pelo estilo de vida dos pais e não devido aos efeitos do álcool.


Então, se você é gestante ou está buscando informações sobre consumir ou não vinho durante a gestação, consulte seu médico; De qualquer forma, tenha em mente que não há estudo que comprove a segurança para o feto/bebê quanto ao consumo de álcool durante a gestação.


Nove meses passam muito rápido e os bons vinhos continuarão à sua disposição depois que seu bebê nascer! Estaremos esperando sua visita em nosso site para comemorar sua primeira taça de vinho.


www.zarcillo.com.br


#vinho #gestação #vinhonagestacao #vinhonaamamentacao #possobebervinhogravida #gravidezevinho #álcool #álcoolnagestacao #zarcillovinhos



Fonte: Blog Club Paladar (www.clubepaladar.com.br)















7 visualizações

Siga-nos:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Entre em contato:

+55 (11) 2368 1745  |  vendas@meditelimport.com.br

@2018 porZarcillo | Intebras Importação e Exportação LTDA. 

INTEBRAS IMPORTAÇÃO  E EXPORTAÇÃO LTDA. - CNPJ: 26.143.829/0001-37

- Rua José Maria Lisboa, nº 41, Conjunto 8 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - CEP.:01423-000 - Brasil