google-site-verification=BXa3pie4fZKzImM82pyI_zdCIyoxQ-c1Q9BNYbsQVJM VINHO ESPANHOL - Regiões de cultivo, castas e vinhos
  • Zarcillo

VINHO ESPANHOL - Regiões de cultivo, castas e vinhos

No post anterior, falamos um pouco sobre a história do vinho na Espanha. Dando continuidade a este assunto, falaremos sobre as regiões de cultivo, castas e vinhos de cada uma delas.



Hoje, a Espanha é o país com a maior área de vinhedos do mundo, ocupando mais de 80% da Península Ibérica.

Seu território possui diversos microclimas, conforme sua constituição geográfica e suas diferentes relações com o Oceano Atlântico, o Mar Mediterrâneo, a França e Portugal.


Para conhecer melhor a indústria vinícola na Espanha, é necessário entendê-la a partir das regiões de cultivo, cujas especificidades geográficas e de climas determinam os tipos de vinhos a serem produzidos. Da Galícia, por exemplo, região de alta umidade, com ventos frios, com chuvas frequentes e com influência do Atlântico, saem os vinhos brancos da uva Albariño, de nível de acidez alto, pouco encorpado e com aromas de frutas cítricas.


Das regiões de Rioja, Ribera del Duero e Penedez, de clima fresco, saem os vinhos da principal uva espanhola, a Tempranillo (a uva nobre), com menos acidez; e saem os da Garnacha, que resultam vinhos tintos encorpados.


As variedades de uvas mais comuns, e com origens no território espanhol, se dividem em Airén, Pardina, Macabeo e Palomino entre as brancas, e Tempranillo, Bobal, Garnacha e Monastrell entre as uvas para vinho tinto. Entre as castas internacionais se destacam Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. Todas elas se adaptam a regiões, técnicas de cultivo e produção específicas.


A Zarcillo traz para o Brasil vinhos e cavas de quatro bodegas: Care Wines, Portell, Carles Andreu e Bodegas del Muni. As regiões onde elas esão localizadas são: Aragon - Carineña, Catalunha e Tierra de Castilla.


Na região de Aragon- Carineña, 55% da produção é de uvas Garnacha, 15% Tempranillo e Mazuela, 20% Viura. Também há algumas plantações de castas estrangeiras. Desta região, vem os Vinhos Care Crianza(Tempranillo e Merlot) e Care Roble(Syrah e Garnacha).


Na região da Catalunha são produzidos 85% das Cavas, espumantes espanhóis. Mais especificamente, a sub reigião Conca de Barberá possui uma casta especial, a uva tinta Trepat, que ocupa cerca de 1300 hectares de Conca de Barberà. Essa uva produz vinhos bem leves e frutados. Outras castas tradicionais da região são a Grenache e a Ull de Llebre (que nada mais é do que o nome local da uva Tempranillo). Vinhos como o rose Portell Trepat Secrets, a cava Portell Brut, Portell Semi Sec, Portell Rosat Brut e a Cava Carles Andreu são dessa região.


A região Tierra de Castilla, localizada no centro norte da Espanha, tem grande relevância para o país e apresenta inúmeras subáreas vinícolas importantes e reputadas. Graças ao clima da região, marcado pelas drásticas variações de temperatura, que vão de 40°C no verão a - 20°C no inverno. Esse arco distinto de temperaturas é extremamente favorável ao bom desenvolvimento das uvas cultivadas na região, como a emblemática uva espanhola Tempranillo que é a uva de maior destaque na região. Os vinhos da Bodegas del Muni são todos dessa Região : Cueva del Capitán, Corpus Del Muni Tempranillo, Joven, Roble e Blanca Selección.


No próximo post para o Blog, falaremos sobre as denominações dos vinhos e regras criadas para garantir a qualidade dos produtos espanhóis.


Aproveite que você já está sabendo bastante sobre os vinhos espanhóis e experimente esse novo sabor!


Fontes: Vinitude, Academia do Vinho e Wikipedia


#vinho #espanha #zarcillovinhos #região #castas #terroir #denominação #regras #vinícolas #vinhoespanhol #tierradecastilla #catalunha #carinena #aragon

11 visualizações

Siga-nos:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Entre em contato:

+55 (11) 2368 1745  |  vendas@meditelimport.com.br

@2018 porZarcillo | Intebras Importação e Exportação LTDA. 

INTEBRAS IMPORTAÇÃO  E EXPORTAÇÃO LTDA. - CNPJ: 26.143.829/0001-37

- Rua José Maria Lisboa, nº 41, Conjunto 8 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - CEP.:01423-000 - Brasil