google-site-verification=BXa3pie4fZKzImM82pyI_zdCIyoxQ-c1Q9BNYbsQVJM
  • Zarcillo

VINHO ESPANHOL - Uma história que começou1000 a.C.

Advindos das principais regiões produtoras da Espanha, os vinhos e espumantes espanhóis (as cavas), que trazemos para o Brazil, são importados diretamente dos pequenos produtores. Dessa forma, buscamos proporcionar uma experiência exclusiva, trazendo à sua mesa produtos elaborados por meio de técnicas de cultivo e vinificação baseadas em uma larga tradição familiar. Essa característica fundamental dos nossos artigos associa história, distinção e originalidade.



Mas onde começou a história do vinho na Espanha?


Segundo arqueólogos especialistas em vinhos, a origem das variedades de uvas na região espanhola é datada em 3000 a.C. Sabe-se entretanto, que foram os povos fenícios que, por volta de 1000 a.C., começaram na província de Cádiz a cultura de vinhas, mais tarde desenvolvido pelos cartagineses.


Lúcio Columella, espanhol de Cadiz, escreveu o mais completo manual de agricultura até então, De Re Rustica, sobre assuntos do campo. Tudo sobre viticultura está em seu livro. Nele, o autor afirma que a vinha é a forma mais lucrativa de agricultura e detalha todos os processos, desde a poda até a colheita. Muitas das técnicas descritas ainda são utilizadas nos dias atuais.

A Espanha pertencia ao território conquistado pelo Império Romano, culturalmente muito afeito aos diferentes tipos de vinhos. Durante muito tempo ele foi extensamente produzido e comercializado. Depois de alguns séculos, com a invasão moura na Península Ibérica, a produção vinícola ficou estagnada (vale lembrar que, ao contrário dos romanos, os mouros davam pouco valor à bebida alcoólica), apesar do cultivo de uvas continuar importante na região.


Somente no período das grandes conquistas é que o vinho espanhol voltou a ter destaque na produção mundial, com a possibilidade de comércio nas regiões recém-descobertas no chamado “novo mundo”.

Os colonizadores espanhóis e portugueses começam a chegar e trazer consigo vinhas, pois o vinho vindo da Metrópole não era capaz de suportar a longa viagem da Europa para a América.

Um dos primeiros conquistadores, Hernán Cortés solicitou que os donos de terras no México plantassem videiras. Durante anos, vinhos do México e do Peru abasteceram as colônias espanholas.


Um acontecimento específico ajudou sobremaneira o aumento da popularidade da indústria vinícola na Espanha. Em meados do século XIX, uma importante epidemia de um inseto chamado filoxera devastou muitos vinhedos na Europa, especialmente os da França, os principais produtores mundiais. A Espanha foi de certa forma beneficiada, pois muitos dos vinicultores franceses migraram para algumas de suas regiões, como Pirineos, La Rioja, Navarra e Cataluña, levando consigo variedades de uvas e tecnologia a ser implantada na produção espanhola, que então se consolidaria.


Por volta de 1850, a vitivinicultura espanhola aflorou, especialmente em duas regiões, La Rioja e Ribeira del Duero. Luciano de Murrieta e Dom Camilo Hurtado de Amezaga, Marquês de Riscal, foram os pioneiros em Rioja. Ambos estiveram em Bordeaux e ajudaram a aperfeiçoar o vinho espanhol. O primeiro queria copiar apenas as técnicas bordalesas, o segundo, o blend, e implantou castas francesas na região. Em 1862, nasceram seus primeiros vinhos. Três anos depois, Riscal foi o primeiro vinho não francês a vencer uma competição em Bordeaux. Em 1864, Don Eloy Lecanda y Chaves funda a Bodega Vega Sicilia, em Ribera del Duero, também trazendo castas francesas para a região.


Agora que você já sabe um pouco sobre a história do vinho na Espanha, que tal experimentar esse sabor?

Clique aqui e adquira os melhores vinhos e cavas espanhóis.


No próximo post, falaremos sobre as regiões onde estão localizadas as vinícolas cujos vinhos selecionamos para trazer ao Brasil.


Até lá!



Fontes: Revista Adega e Clube dos Vinhos


#historiadovinho #vinhoespanhol #Espanha #velhomundo #novomundo #zarcillovinhos #zarcillo



15 visualizações

Siga-nos:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Entre em contato:

+55 (11) 2368 1745  |  vendas@meditelimport.com.br

@2018 porZarcillo | Intebras Importação e Exportação LTDA. 

INTEBRAS IMPORTAÇÃO  E EXPORTAÇÃO LTDA. - CNPJ: 26.143.829/0001-37

- Rua José Maria Lisboa, nº 41, Conjunto 8 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - CEP.:01423-000 - Brasil