google-site-verification=BXa3pie4fZKzImM82pyI_zdCIyoxQ-c1Q9BNYbsQVJM
  • Zarcillo

VINHOS CRIANZA

Recebemos vinhos novos e alguns deles recebem essa denominação de origem. Mas afinal, o que isso significa?

Crianzas são vinhos que possuem um período de envelhecimento em contato com o carvalho. O período total é de 24 meses para os vinhos tintos, com uma média de 6 até 12 meses em barricas de carvalho. Para os brancos e os rosés, são 18 meses de envelhecimento, sendo 6 deles em barricas.


Não faça confusão: o termo “crianza” não está relacionado à jovialidade do vinho e não há nenhuma relação com a palavra criança. Ao contrário, a palavra designa à “criação” e está relacionada com o tempo de maturação desse vinho e sua disciplina nos processos de produção.


Segundo as leis da Espanha, para que um vinho tinto seja classificado como crianza é necessário que ele passe por pelo menos dois anos de envelhecimento, dos quais seis meses deverão ser em barris de carvalho (com exceção da Rioja, que exige um ano), e o restante do tempo em garrafas.


Para os vinhos brancos e rosés, é preciso seis meses de amadurecimento em barril de carvalho e mais um ano em garrafa. Geralmente os vinhos com a classificação crianza chegam ao mercado apenas no terceiro ano após o início de sua fabricação.


Os vinhos crianza são conhecidos por seu sabor vibrante e por serem de fácil consumo. Costumam receber especiarias, cereja e baunilha em sua fórmula.


Se comparados com os vinhos jovens, podemos dizer que o crianza tem maior complexidade em sua produção e também no gosto do vinho. Além do tempo de armazenamento, o barril de carvalho oferece características únicas ao sabor da bebida.


Algumas áreas da Espanha possuem regras específicas para receber a classificação acima. Rioja e Ribera del Duero, como áreas tradicionais, exigem o mínimo de dois anos para o vinho crianza, nos quais um deles deverá ser em barril de carvalho.


Essas áreas são verdadeiros exemplos de tradição e conhecimento em vinhos espanhóis. Exemplo disso é a fabricação própria dos seus selos de certificação.

Agora que você já ampliou seu conhecimento teórico, que tal ampliar o prático?

Em nossa loja, você encontrará os vinhos Crianza Sotonovillos, crianza 12 meses, que é da região de Rioja, o Malón de Echaíde (12 meses) Care Crianza (12 meses) e a Cava Portell Brut Nature(18 meses). Vinhos muito especiais que tornarão momentos e eventos inesquecíveis


Fontes: Blog Vinhosite e Emporio Festval


#vinho #vinhocrianza #crianza #vinhotinto #vinhobranco #cava #espumante #vinhoespanhol #portell #brut #malondechaide #sotonovillos #rmrioja #carewines #barrisdecarvalho #12meses #18meses

277 visualizações

Siga-nos:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Entre em contato:

+55 (11) 2368 1745  |  vendas@meditelimport.com.br

@2018 porZarcillo | Intebras Importação e Exportação LTDA. 

INTEBRAS IMPORTAÇÃO  E EXPORTAÇÃO LTDA. - CNPJ: 26.143.829/0001-37

- Rua José Maria Lisboa, nº 41, Conjunto 8 - Jardim Paulista, São Paulo/SP - CEP.:01423-000 - Brasil